Aro assimétrico – Quais as vantagens?

Embora o desenvolvimento de perfis assimétricos não se trate de uma tecnologia propriamente recente, a verdade é que apenas mais recentemente essa inovação tem sido amplamente aplicada. Esse facto dever-se-á, possivelmente, ao incremento de peso, em relação a um aro simétrico, que essa característica impõe, e a toda a logística necessária que envolve a sua furação. Em teoria, a assimetria de um aro nada mais é do que a deslocação dos seus furos, onde se inserem as cabeças que fixam os raios, para o lado oposto da cassete. Na prática, traduz-se no equilíbrio dos ângulos internos dos raios da roda.
Não obstante o handicap do peso, as vantagens deste tipo de perfis são inúmeras. Destacam-se as seguintes:

1. Melhor triangulação/equilíbrio de tensões entre ambos os lados, que contribui para a durabilidade da montagem, visto que será menos provável a roda “desafinar”.

2. Aumento da componente axial da tensão no Drive Side(DS), que ajuda a suster o torque gerado na pedaleira e melhora a rigidez lateral da roda.

3. Menor propensão para rotura do aro na região dos furos, uma vez que não serão necessárias tensões tão elevadas do lado da cassete (DS).

4. Possibilidade de utilização de menos cruzamentos de raios, sem compromisso no comportamento da roda, que resulta igualmente numa redução do comprimento dos raios e, consequentemente, no peso da roda.

5. Na maioria dos casos, conseguir-se-ão comprimentos de raios iguais de ambos os lados da roda, tratando-se de uma vantagem para o fabricante e sobretudo para o cliente final.

6. Alternativa eficaz aos cubos boost ou um excelente complemento a estes, visto que os cubos boost têm o propósito que aumentar os ângulos internos dos raios.

7. Agora que já conhece todas as vantagens do perfil assimétrico, talvez seja o momento ideal para fazer um upgrade às rodas da sua bicicleta.

Rodas Assimétricas.

Rodas mais fortes, Duradouras e Resistentes.